quarta-feira, 25 de maio de 2011

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo do trabalho é realizar um estudo sobre as oportunidades de melhorias que as grandes empresas como a TAMBASA ATACADISTA Ltda. podem aproveitar utilizando algumas ferramentas de gestão.
O primeiro passo foi identificar, através de estudos sobre aplicações, as características que podem ser consideradas relevantes na construção de modelo verídico ideal de uma cadeia. O resultados desses estudos deram origem ao anexo 1 do  trabalho, no caso, o check list.
Ao aplicarmos o check list foi possível identificar 4 não conformidades as quais foram inseridas no resumo de diagnose como sendo os principais gargalos encontrados o que pode ser observado no quadro 1. Os quatro gargalos foram considerados significativos uma vez que possuem diferenças na maneira em que prejudicam a cadeia logística. Existem outros gargalos, porém todos eles possuem alguma similaridade com um dos quatro que escolhidos.
Dentre as várias opções existentes foi escolhido o gargalo dos gargalos, sobre o qual os estudos foram aprofundados. Foi feito um Brainstorming onde foi possível levantar os principais motivos para o gargalo dos gargalos conforme apresentado no quadro 3 para que, a partir daí, fosse possível fazer uma análise mais detalhada do problema.
Foi feita uma seleção minuciosa onde constatou-se que haviam três pontos que necessitavam de uma atenção maior no intuito de eliminar este gargalo. Estes pontos foram transferidos para o GUT e onde foi possível definir a ordem de prioridade no tratamento da causa raiz conforme apresentado no quadro 4. A votação em relação ás prioridades foi feita pelos componentes do grupo e assim foi possível determinar as ações á serem tomadas para mitigar o gargalo dos gargalos conforme pode ser observado no quadro 5. 
Para a geração da principal ação, a qual recebeu maior nota no GUT teve que ser feito um estudo voltado para automação na armazenagem. Este estudo serviu principalmente para desmistificar essa nova tecnologia, que vem sendo apresentada como uma grande inovação tecnológica e que irá alterar a maneira como o mercado será atendido atualmente.
Para se sobressair aos concorrentes do mercado consumidor a TAMBASA ATACADISTA Ltda. assim como qualquer outra empresa com fins lucrativos, visa à melhoria contínua no atendimento aos seus clientes. 
Com base nessas pesquisas, acredita-se que a aplicação das ferramentas de gestão utilizadas serão de suma importância para que esta empresa venha a atingir seus objetivos, pois é a partir daí que serão geradas ações consistentes para um desenvolvimento eficaz e contínuo principalmente quando se trata de agregar valor á organização.

5.1 Recomendações a empresa

            Recomenda-se a empresa automatizar o processo através de investimento em trans-elevadores, modernizando e diminuindo a dependência de mão de obra humana; programa de capacitação e treinamento para uma qualificação mais efetiva do seu quadro de funcionários do departamento em questão; programa de incentivo para permanência de funcionários, utilizando outra forma de compensação financeira melhorando a comissão por produção e qualidade do serviço prestado.
            Essas são as soluções encontradas para resolver as possíveis causas do gargalo.   


5.2 Implicações acadêmicas

             Este estudo de caso amplifica a visão do estudante universitário em relação a estratégias adotadas para um melhoramento de processos internos de um determinado lugar, mesmo que seja uma grande empresa como a pesquisada. Observa-se que sempre se tem o que melhorar quando se analisa de perto uma estrutura já desenvolvida podendo aperfeiçoá-la, otimizando o processo, gerando um melhor aproveitamento do tempo para uma maior lucratividade.

Um comentário: