Para viabilização do estudo foi utilizado um questionário semi estruturado, para detectar possíveis falhas dentro da gestão da cadeia de suprimentos (ANEXO 1); fora feito uma visita técnica para ajudar na compreensão e melhor visualização dos problemas.
Tais ferramentas aplicadas possibilitaram analisar a cadeia de suprimentos da Tambasa, desde a obtenção da matéria prima até o cliente final. Possibilitou ainda a identificação dos diversos gargalos, os quais serão demonstrados no tópico a seguir.
4.1 Resultados Encontrados
O quadro 1 apresenta o resumo dos instrumentos utilizados e as oportunidades de melhorias.
Quadro 1 – Resumo da Diagnose
Resultados encontrados | ||
SETORES / QUESTÕES ANALISADAS | INSTRUMENTOS UTILIZADOS | GARGALOS ENCONTRADOS |
Armazenagem (flowrack) | CHECK LIST | Ineficiência no processo de separação |
Transporte (Centros de distribuição) | CHECK LIST | Escassez de centros de distribuição |
Compras | CHECK LIST | Número reduzido de fornecedores para produtos de alta rotatividade. |
Transporte (Centros de distribuição) | CHECK LIST | Escassez de caminhões para entrega de mercadorias. |
Quadro 1 – Resumo da Diagnose
Fonte: Autores do trabalho
Problemas de:
- Armazenagem
- Transporte
- Compras
4.2 Comentário sobre gargalos encontrados
Os gargalos encontrados foram:
ü Escassez de centros de distribuição: com o crescimento da demanda, os centros de distribuição não estão dando conta de atender.
ü Número reduzido de fornecedores para produtos de alta rotatividade: com a crescente demanda os fornecedores não estão dando conta dos pedidos.
ü Escassez de caminhões para entrega de pedidos: mesmo com os caminhões agregados, existe uma crescente demanda de vendas, fazendo com que estes não dêem conta das entregas.
ü Ineficiência no processo de separação – gargalo dos gargalos: o processo de separação de mercadorias é feito manualmente, sujeito a falhas. Sempre existem atrasos, pois um separador não é como o outro, cada um tem sua velocidade e o mais lento acaba atrasando todo o processo, fazendo com que atrapalhe toda a cadeia produtiva.
4.3 Layout da cadeia logística
O seguinte quadro representa a cadeia logística da empresa do início do processo que é a compra até a logística reversa:
Fonte: Autores do trabalho
4.4 Brainstorming
O quadro 2 apresenta as possíveis causas do gargalo dos gargalos:
· Recurso de mão de obra insuficiente para desenvolver atividade de separação de mercadorias.
· Baixa qualificação da mão de obra.
· Qualificação e Codificação dos produtos.
· Atraso no recebimento dos produtos.
· Alta rotatividade de funcionários.
· Excesso de carga de trabalho.
· Alocação inadequada dos produtos.
· Falta de espaço físico.
Quadro 3- Brainstorming
Fonte: Autores do trabalho
As possíveis causas mais acentuadas para o gargalo dos gargalos é: mão de obra não capacitada, alta rotatividade de funcionários e sobrecarga sobre os funcionários.
4.5 Análise dos dados
Para analisar o gargalo e tentar resolvê-lo foram utilizadas as ferramentas a seguir:
4.5.1 GUT
O quadro 4 mostra as prioridades a serem tratadas pela empresa:
POSSíVEIS CAUSAS | G | U | T | PRIORIDADE |
Excesso de carga de trabalho. | 3 | 3 | 3 | 27 |
Baixa qualificação da mão de obra. | 3 | 3 | 2 | 18 |
Alta rotatividade de funcionários. | 3 | 2 | 2 | 12 |
Quadro 4 – GUT
Fonte: autores do trabalho
O quadro a seguir demonstra o plano de ação a ser tomado para resolver as possíveis causas do gargalo encontrado:
PLANO DE AÇÃO 5W1H | |||||
O que fazer (What) | Por que (Why) | Quem (Who) | Quando (When) | Onde (Where) | Como (How) |
Automatizar o processo | Mitigar a dependência total do capital humano | Élcio – Gerente Geral | Imediatamente | Armazém | Implantação do sistema de transelevadores |
Programa de capacitação e treinamento | Valorizar o capital intelectual Padronizar os processos | Célio Pacelli – Coordenador | Imediatamente | Armazém | Período de 15 dias após a admissão para treinamento e capacitação. |
Programa de incentivo para permanência de funcionários | Para diminuir a rotatividade | Alberto Portugal – Diretor comercial | Imediatamente | Armazém | Melhoramento- da comissão por produção e qualidade do serviço prestado |
Quadro 5 – Plano de ação
Fonte: Autores do trabalho
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