quarta-feira, 25 de maio de 2011

4 ANÁLISE DA PESQUISA

Para viabilização do estudo foi utilizado um questionário semi estruturado, para detectar possíveis falhas dentro da gestão da cadeia de suprimentos (ANEXO 1); fora feito uma visita técnica para ajudar na compreensão e melhor visualização dos problemas.
            Tais ferramentas aplicadas possibilitaram analisar a cadeia de suprimentos da Tambasa, desde a obtenção da matéria prima até o cliente final. Possibilitou ainda a identificação dos diversos gargalos, os quais serão demonstrados no tópico a seguir.

4.1 Resultados Encontrados
O quadro 1 apresenta o resumo dos instrumentos utilizados e as oportunidades de melhorias.


Resultados encontrados
SETORES / QUESTÕES ANALISADAS
INSTRUMENTOS UTILIZADOS
GARGALOS ENCONTRADOS
Armazenagem (flowrack)
CHECK LIST
Ineficiência no processo de separação
Transporte
(Centros de distribuição)
CHECK LIST
Escassez de centros de distribuição
Compras
CHECK LIST
Número reduzido de fornecedores para produtos de alta rotatividade.
Transporte
(Centros de distribuição)
CHECK LIST
Escassez de caminhões para entrega de mercadorias.





Quadro 1 – Resumo da Diagnose
Fonte: Autores do trabalho

Problemas de:
- Armazenagem
- Transporte
- Compras

4.2 Comentário sobre gargalos encontrados

            Os gargalos encontrados foram:
ü     Escassez de centros de distribuição: com o crescimento da demanda, os centros de distribuição não estão dando conta de atender.
ü     Número reduzido de fornecedores para produtos de alta rotatividade: com a crescente demanda os fornecedores não estão dando conta dos pedidos.
ü     Escassez de caminhões para entrega de pedidos: mesmo com os caminhões agregados, existe uma crescente demanda de vendas, fazendo com que estes não dêem conta das entregas.
ü    Ineficiência no processo de separaçãogargalo dos gargalos: o processo de separação de mercadorias é feito manualmente, sujeito a falhas. Sempre existem atrasos, pois um separador não é como o outro, cada um tem sua velocidade e o mais lento acaba atrasando todo o processo, fazendo com que atrapalhe toda a cadeia produtiva.


4.3 Layout da cadeia logística

O seguinte quadro representa a cadeia logística da empresa  do início do processo que é a compra até a logística reversa:
Fonte: Autores do trabalho


4.4 Brainstorming

            O quadro 2 apresenta as possíveis causas do gargalo dos gargalos:

·         Recurso de mão de obra insuficiente para desenvolver atividade de separação de mercadorias.
·         Baixa qualificação da mão de obra.
·         Qualificação e Codificação dos produtos.
·         Atraso no recebimento dos produtos.
·         Alta rotatividade de funcionários.
·         Excesso de carga de trabalho.
·         Alocação inadequada dos produtos.
·       Falta de espaço físico.


Quadro 3- Brainstorming
Fonte: Autores do trabalho

            As possíveis causas mais acentuadas para o gargalo dos gargalos é: mão de obra não capacitada, alta rotatividade de funcionários e sobrecarga sobre os funcionários.

4.5 Análise dos dados

            Para analisar o gargalo e tentar resolvê-lo  foram utilizadas as ferramentas a seguir:

4.5.1 GUT

            O quadro 4 mostra as prioridades a serem tratadas pela empresa:  

 
POSSíVEIS CAUSAS
G
U
T
PRIORIDADE
Excesso de carga de trabalho.

3
3
3
27
Baixa qualificação da mão de obra.

3
3
2
18
Alta rotatividade de funcionários.
3
2
2
12


Quadro 4 – GUT
Fonte: autores do trabalho



4.5.2 Plano de ação 5W1H

            O quadro a seguir demonstra o plano de ação a ser tomado para resolver  as possíveis causas do gargalo encontrado:



PLANO DE AÇÃO 5W1H
O que fazer (What)
Por que (Why)
Quem (Who)
Quando (When)
Onde (Where)
Como (How)
 Automatizar o processo 
Mitigar a dependência total do capital humano
Élcio – Gerente Geral 
Imediatamente
Armazém

Implantação do sistema de transelevadores

Programa de capacitação e treinamento 
       Valorizar o capital intelectual         Padronizar os processos
Célio Pacelli –
Coordenador
Imediatamente
Armazém 
Período de 15 dias após a admissão para treinamento e capacitação. 
Programa de incentivo para permanência de funcionários
Para diminuir a rotatividade 
Alberto Portugal – Diretor comercial
Imediatamente
Armazém 
Melhoramento- da comissão por produção e qualidade do serviço prestado



Quadro 5 – Plano de ação
Fonte: Autores do trabalho

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