quarta-feira, 25 de maio de 2011

1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, realizada no formato de pesquisa diagnóstico, na empresa Tambasa Atacadista Ltda, em sua matriz localizada em Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte, em que se buscou compreender a importância do processo logístico da empresa, bem como identificar oportunidades de melhorias.
As empresas, atualmente, encontram-se em um processo desafiador, pois o mercado apresenta neste novo cenário, maior competitividade, busca por tecnologias, maior oferta de produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes, e ainda investem muito no seu capital intelectual. Para enfrentar este cenário, muitas empresas optam por reduzir custos em diversos setores, mas isoladamente esta nem sempre é a melhor solução. Por outro lado, algumas empresas investem em uma Logística eficaz de forma que seja bem competitiva e estratégica planejando e coordenando suas ações gerenciais de forma integrada, avaliando todo o processo, desde a entrega da matéria prima até a entrega do produto às mãos dos clientes.
Pôde-se constatar a importância de um projeto Logístico que se adéqua à realidade da empresa e de seu segmento, entendendo que toda a cadeia de suprimentos é importante no processo, podendo avaliar fornecedores, colaboradores, comunidade e clientes, pois estes estão intimamente interligados. Podemos observar que a Tecnologia de Informação, os Recursos Tecnológicos e os serviços utilizados em todo o processo estão cada vez mais evoluídos, possibilitando às empresas escolherem qual ferramenta está mais adequada ás suas necessidades.
O presente estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e da utilização das seguintes ferramentas: questionário e roteiro de diagnose da gestão da cadeia de suprimentos aplicados na empresa estudada, visita técnica ao Armazém da Tambasa Atacadista buscando informações de todo o processo logístico. Estas ferramentas ajudaram a identificar diversos gargalos, dentre eles, aquele apontado como o gargalo dos gargalos que é ineficiência no processo de separação.

1.1 Objetivo Geral
Analisar o Processo Logístico da Tambasa Atacadista através da utilização do roteiro de diagnose.

1.2 Objetivos Específicos

 Identificar o processo logístico da empresa.
 Relacionar os gargalos do processo.
 Propor soluções para melhoria.

1.3 Caracterização da Empresa
Existem empresas que resistem às crises, que superam os obstáculos do mercado, que se renovam e crescem sem sobressaltos. São empresas com raízes profundas em solo firme, administradas com ousadia muito bem dosada de cautela. A história dos Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu – TAMBASA - é um destes modelos exemplares de como associar segurança e dinamismo, tradição e progresso.
A TAMBASA é uma empresa fundada em Ponte Nova no ano de 1950 por Miguel Bartolomeu. A Empresa está localizada na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte com várias filiais estrategicamente localizadas em diversas regiões do país. A TAMBASA é uma empresa familiar e é referencial no seguimento atacadista, sendo uma das maiores empresas do ramo. Conta com um quadro 1.800 funcionários internos e 1.850 representantes em todo país, tem uma frota de 215 caminhões próprios e mais de 500 agregados, a Tambasa faturou no ano passado mais de 1,2 Bilhões de reais, com um crescimento de 13,6% em relação ao ano anterior
Em 1990, a Tambasa inaugura sua sede em Contagem, grande Belo Horizonte. Alguns anos apenas o crescimento exigia uma nova sede de maiores dimensões. Em 2001, em uma área de 230.000 metros quadrados, 33.000 metros quadrados de área construída, com altura de 14 metros, acessível por empilhadeiras de última geração, é erguida a atual sede da empresa. Em 2005 inicia-se a ampliação do galpão, totalizando 73.000 metros quadrados de área construída. Toda estrutura foi desenvolvida com um único objetivo: atender melhor o cliente; logística de ponta; aumento de produtividade; informatização da força de venda, Eletronic Data Interchange, Warehouse Management System, roteirização digital, dentre outras. Nunca se esquecendo do mais importante: gente e pessoalidade.

1.3.1 Filosofia Empresarial
Não se pode deixar que o tamanho da empresa a torne maior que nosso coração. As pessoas devem ser sempre mais importantes. O sucesso tem sinônimo: clientes, representantes, funcionários, fornecedores e produtos. Possuir uma equipe de colaboradores muito especial: um blended de profissionais do mercado e prata da casa. A empresa busca sempre descobrir diamantes dentro da sua própria mina, motivando as pessoas a subir dentro de sua estrutura. Assim um separador de produtos torna-se um grande gerente, um preposto assume uma área de vendas. Outros sinônimos de sucesso:
• Reciclar - Pessoas com mais de 20 anos de empresa continuam sempre produtivas e com idéias avançadas.
• Novidade - Novos funcionários são observados, assim sempre se ventila a estrutura.
• Portas abertas - uma filosofia de estar disponível aos diversos níveis permite que as idéias, os problemas e suas soluções fluam pela empresa com grande velocidade.
É acreditando na expansão dos negócios neste país de dimensões continentais que a Tambasa continuará a ampliar seus negócios, trabalhando com varejistas de todos os tamanhos, em busca da satisfação integral do cliente.

1.3.2 Informatização da Força de Venda.
Os representantes têm o estoque na ponta dos dedos. Ao digitar no palmtop o número da página e foto, ou o nome do produto, são exibidas todas as informações disponíveis: preço, condições especiais de comercialização, fornecedor, embalagem, etc. A conexão é feita entre computadores, o que evita erros. Em uma única ligação, o representante transfere seus pedidos, atualiza os dados sobre produtos, clientes, pedidos atendidos, comunicações, promoções, lançamentos, limites de crédito, duplicatas, etc.

1.3.3 A Conquista da Automação
Avançando para o novo século, a empresa incorpora novidades em logística, informatização e automação. O estoque torna-se transparente aos fornecedores. Através do EDI, Eletronic Data Interchange, as necessidades de estoque são lançadas diretamente no arquivo das fábricas fornecedoras. No desembarque, a atualização do estoque é automática. Um sistema de controle dinâmico movimenta as mercadorias no depósito, indicando o lugar em que devem ser armazenadas, distribuindo as tarefas via rádio-frequência, conforme sua prioridade. Os representantes comerciais atualizam diariamente as informações, assegurando coerência total entre venda e entrega. A separação dos produtos também é controlada por um sistema central, que indica o lugar de onde as mercadorias devem ser retiradas, através de uma busca inteligente que reduz os percursos internos e minimiza o volume das cargas.

1.3.4 Depósito com armazenamento e coleta automatizados
O uso do laser e da radiofrequência permite colocar e acompanhar os produtos em seus endereços nos porta - paletes. A transferência, o ressuprimento e a expedição são gerenciados pelo WMS, Warehouse Managemente System. Ao chegar do fornecedor a mercadoria é conferida através do seu código de barras, via radiofrequência. O computador compara o dado com a encomenda, indicando o endereço do depósito em que deve ser armazenada, já devidamente paletizada. Os pedidos dos clientes são separados via radiofrequência. O objetivo é conseguir uma separação mais rápida, eliminando problema, otimizando a armazenagem e minimizando a movimentação interna dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário